" 99 piazze, con le chiese, pure 99 le cannelle, anima forte e popolo cortese, e le quatrane quasi tutte belle"
99 praças com as igrejas, também 99 as chafarizes, alma forte e povo gentil, e as raparigas quase todas bonitas (canção em dialecto de L'Aquila)
Ahhh...hoje estou feliz como não me acontecia há muito, L'Aquila faz-me passar tudo, esqueço tudo quando posso passear aqui. Fui para o barbeiro (que aqui custa 10,00 euros e não 16,00 como em Parma), tomei um cappuccino (que custa 1,00 e não 1,40 como no norte) e parei na Rua Patini, mesmo no centro, para deixar um post no blogue, para gravar, principalmente para mim próprio, estes momentos de felicidade cheia que vivo na minha terrinha. A Rua Patini liga a Piazza Palazzo (Praça do Paço) onde esta a Câmara Municipal (foto neste post) e a biblioteca provincial (foto que nestes dias aparece como cabeção do blogue) com a Piazza Duomo (Praça da Se) que como o nome indica tem a Se e o mercado. No inicio da Rua Patini tem o chafariz do Angelo Muto (anjo mudo) e ai podes beber, também em Julho como agora, uma agua fresquíssima que chega das montanhas, fresquíssima agora, no inverno é mesmo gelada! Há una anos, aconteceu uma coisa esquisita, houve uma mudança politica na cidade, devido a uns escândalos, esta cidade desde sempre ultra conservadora , ultra católica, eu diria mesmo fascista e reaccionária, teve durante uns anos uma administração politica de esquerda, entre os vários desastres que os comunistas fizeram nesse pouco tempo que conseguiram inesperadamente chegar ao puder politico local a invasão dos cães, havia muitos cães vadios soltos pela cidade e ninguém os apanhava, às vezes até atacavam gente e depois tiraram a chafariz do anjo mudo para substituirem com outra chafariz moderna, num desses delírios como se podem encontrar agora na espanha, destruir o que tem séculos de historia para construir no mesmo sitio coisas modernas. Os comunistas ficaram muito pouco a conduzir esta cidade conservadora e tradicional, e a direita voltou logo ao puder. Primeiro que tudo foram nas caves da Câmara Municipal procurar a velha chafariz do anjo mudo, e depois tiraram, aquele monstro moderno que os comunistas tinham colocado e voltaram a colocar a velha chafariz de sempre, com uma escrita: Fontana dell'Angelo muto, cara agli Aquilani, anno 2.000).
Sempre que passo pela Rua Patini paro para beber a agua fresca dessa chafariz, fico contente que voltou ali a original!
"Immota Manet P.H.S." L'Aquila fica sempre a mesma sem mudar para todos os séculos.
Neste mundo de grande confusão L'Aquila é uma ilha de conforto para acalmar a alma. Daqui a uns anos vamos passar, infelizmente, a vida é curta, mas tenho a certeza que L'Aquila vai ficar assim, que não irão nunca destruir tudo o que tem séculos para construírem avenidas com estacionamentos e centros comerciais.
Por enquanto prefiro não lembrar que amanha volto ao meu norte aborrecido. E depois sei que um dia vou voltar...quando estiver na reforma, no máximo, mas eu quero fazer por voltar muito mais cedo! Entre 1997 e 2007 consegui viver aqui, depois tive medo e fui para o norte, pensei no trabalho, no dinheiro, mas não encontrei a felicidade ali, então se calhar antes voltar aqui, ganhar menos, levar uma vida mais poupadinha, mas viver num lugar que amo.
Pronto, voltarei, esta decidido, tão cedo quanto possível voltarei.
luta à criminalidade estrangeira
Sociedade da Língua Portuguesa
Observatório da Língua Portuguesa
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Instituto de Estudos Portugueses
Biblioteca Nacional de Portugal
Instituto Internacional da L.P.
Ferramentas da Língua Portuguesa