O Cantor Enzo Jannacci, que quando não canta é medico e que ainda por cima é ateu, tomou posição também a defender a vida da Eluana:
"Ninguém pode entrar no misterioso sono dela para nos dizer o que esse sono seja na verdade, por isso não é justo medir o tempo do coma com os nossos relogios. Sempre vale a pena ficarmos a espera, pois as celulas, se e quando for o momento certo, vão morrer por si, e depois mnelhor não esquecermos que a medicina pode fazer progressos e faz. A vida não é digna somente quando é interessante a atractiva, a existencia é um espaço que nos foi doado e que nós temos que encher de significado, sempre."
Gostei muito das palavras do medico-cantor, ele é ateu, mas mesmo assim tem um grande respeito para a vida humana, e com toda a razão.
A 13 de Junho de 1975, no dia do Santo Antonio, num acidente eu fiquei em coma varios dias, entre a vida e a morte, os medico disseram aos meus pais que realmente não sabiam, que realmente não se podia fazer nada, simplemsente ficar a espera. O meu coma durou somente poucos dias, mas depois acordei, e cá estou eu, e amo a vida, o mundo, os outros e Deus e estou feliz por ser vivo, estou feliz pela vida que vivi antes e depois esse 13 de Junho de 1975, amo a vida.
Não consigo aceitar esta barbaridade de matarem a Eluana só por ela estar em coma. Ela não tem nenhum tipo de dor! Não está aflita pelos dores! Não é uma doente em fase terminal, cheia de dores, não prfecisa de remedios, simplesmente dorme, está metida num sono sem fim, mas podia muito bem acordar amanha, para a semana ou para o ano, quem sabe? Para que tanta pressa em cortar essa vida?
O meu pais anda numa situação politica de enorme crise institucional. É GRAVISSIMO tudo o que está acontecendo agora na Itália, com esta guerra aberta entre as instituições.
A Corte Suprema a autorizar o pai da Eluana a parar com a alimentação e a hidratação para ela morrer de sede, o Vaticano e o Governo Italiano a tentar todos os possiveis para salvar a vida da mulher, o Presidente da Republica, super partes, a tentar mandar parar o Governo, tudo isto é politicamente gravissimo. O Governo Italiano preparou um decreto-lei com caracter de urgencia para obrigar os medicos nazistas da clinica onde o Pai da Eluana levou-a para mata-la a continuarem com os cuidados, proibindo a interrupção da alimentação e da hidratação da doente, enquanto o Governo trabalhava para preparar o decreto-lei para salvar a Eluana chegou um pedido formal do Presidente da Republica Italiana a pedir que o governo parasse e que não fizesse o decreto, o Governo, depois de ter lido publicamente a carta da Presidencia de Republica, decidiu ir para a frente com o Decreto, mas agora o Presidente da Republica recusa-se em assina-lo e assim não tem valor. O Presidente da Republica quer ser super-partes entre puder executivo e judiciario e portanto tenta parar o governo. Agora ao Governo só fica a opção normal, isto é, fazer a lei normalmente no parlamento, e provavelmente vão fazer, mas isso demora, isto é, provavelmente no futuro não será possivél matar as pessoas que se encontram em coma, o Governo vai fazer uma lei para a proteção do direito à vida, mas isto é para o futuro, agora, no caso da Eluana, o Governo provavelmente não vai estara tempo, é uma questão de poucas horas, vão matar a Eluana antes que o Governo consiga salva-la. Hoje reduziram alimentação e hidratação e provavelmente já amanha esses medicos que parecem saido de um campo de concentração nazista vão parar de alimentar e hidratar a Eluana, depois a partir de domingo, vão provavelmente droga-la para que não tenha muitas dores.
A morte por causa da seda cusa muita dor.
Porqué?
Porque as celulas dos nossos corpos são inteligentes, e estão programadas para a vida e não para a morte. Quando a agua faltar no corpo da Eluana, todas as celulas vão reorganizar-se de maneira inteligente e com inteligencia as celulas da Eluana vão fazer todos os possiveis para sobreviverem, as celulas não estão programadas para evitar a dor, nas tintas com a dor, elas querem viver, sobreviver, ainda que custe imensa dor. A Eluana vai passar por muita dor enquanto as celulas delas vão lutar para sobreviver apesar da falta de agua. Vão lutar até ao fim, e ela só não vai experimentar dor porque vai ser drogada.
Que grande hipocrisia. Antes os nazistas, ao menos não eram hipocritas quando matavam as pessoas nos campos de concentração.
Aqui querem fazer uma enorme barbaridade e vão falando em morte digna, em morte suave...
Hipocritas...
Falsos...
MAS agora chega. Eu quero pensar na Eluana. O Governo fez todos os possiveis, chegando a ficar frontalmente contra a Corte Suprema e contra a Presidencia de Republica para salvar a vida da Eluana. Provavelmente tanta couragem politica não vai ser suficiente, pois a Itália é uma democracia, não é uma Republica das Bananas, e portanto provavelmente o Governo vai perder esta batalha. Mas perde com honra. Estou muito orgulhoso do meu governo e 100% ao lado do meu governo. Agradeço todos os esforços feitos pelo Governo Italiano e pelo Vaticano. Provavelmente agora a unica esperança para a Eluana era que alguém a raptasse dai, mas há guardas privadas à volta dela, para impedir que seja levada dai por pessoas que defendem a vida.
Eu estou muito triste. Quero pensar na Eluana, quero que sinta o meu amor para ela. Quero rezar para ela.
Agora é altura de eu ficar calado, como forma de respeito para a Eluana.
luta à criminalidade estrangeira
Sociedade da Língua Portuguesa
Observatório da Língua Portuguesa
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Instituto de Estudos Portugueses
Biblioteca Nacional de Portugal
Instituto Internacional da L.P.
Ferramentas da Língua Portuguesa